Pontos turísticos do Rio de Janeiro

Segundo o Ministério do Turismo, como você pode ver aqui, a cidade maravilhosa é um dos principais destinos turísticos do Brasil e por isso a gente não podia deixar de falar dos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

 pontos turísticos do rio de janeiro

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade grande, mas que foca os principais pontos turísticos na Zona Sul, Centro e na região da Barra da Tijuca. É uma cidade relativamente cara quando você compara com outras capitais brasileiras, mas que possui atrações para todos os gostos.

Vamos ver alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro?!

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

Cristo Redentor

Esse é um dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro e também do Brasil no exterior, isso se não for o mais famoso. A fama dele não é só pelo cristo que por si só tem 30 metros de altura com mais 8 metros de pedestal, mas também pela sua localização.

O Cristo Redentor fica no alto do Morro do Corcovado, que tem 700 metros de altitude, e o meio da Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo. Com tudo isso não é à toa que o Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo moderno.

 cristoredentor

Cristo Redentor

A melhor forma de conhecer o Cristo Redentor é indo pelo Trem do Corcovado, o ingresso varia de acordo com a temporada, ficando entre 60 e 75 reais. Crianças de 6 a 11 anos pagam 48 reais independente da temporada e acima de 60 anos pagam 24 reais em todas as temporadas também.

Para evitar filas, que podem ficar quilométricas na alta temporada, compre seu ingresso antecipadamente pelo site oficial do trem.

Também é possível ir com as vans credenciadas, elas saem da Barra da Tijuca, Paineiras, Largo do Machado e Copacabana. O valor varia de acordo com a temporada e com o local de saída. Para mais informações e para a compra dos tickets clique aqui.

Arcos da Lapa

Em um bairro conhecido pelo samba e pela vida boêmia, os Arcos da Lapa são mais um dos famosos cartões postais do Rio de Janeiro. Mas além do samba, também é possível encontrar shows de rock e MPB pelos bares, pubs e casas de show ao redor do local.

Programe duas idas aos Arcos da Lapa, uma durante o dia para ver os Arcos e uma durante a noite, para curtir a vida noturna da Lapa, porém é necessário ter cuidado. O local não é dos mais seguros, então não saia da avenida principal, não coloque nada nos bolsos de trás e fique sempre de olho em seus pertences.

 arcos da lapa

Arcos da Lapa

Em épocas de alta temporada e principalmente no carnaval pode ser difícil encontrar um local para sentar em um dos bares, mas não tem problema, muitas pessoas ficam na rua com as suas bebidas conversando e curtindo a noite.

Praia de Grumari

Uma praia menos conhecida pelos turistas, mas tão ou mais bonita que as praias da Zona Sul do Rio. Esse é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais afastados do centro e por isso nem sempre é fácil chegar.

Como ela fica em parte em uma unidade de proteção ambiental, tem um visual mais selvagem, com muito verde, o que faz dela ainda mais bonita e por ser mais deserta, ela é muito procurada por surfistas.

Por ser mais afastada só é possível chegar lá de carro e caso você vá evite ir aos finais de semana, pois o acesso pode estar engarrafado já que ele é estreito e muitas pessoas procuram as praias da Zona Oeste durante esses dias.

Jardim Botânico

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, em um bairro de mesmo nome, o Jardim Botânico é uma das áreas mais verdes do município com cerca de 6500 espécies de plantas distribuídas pelos seus 54 hectares.

Além de toda essa vegetação, no Jardim Botânico conta com monumentos, o Museu do Meio Ambiente, coleções de plantas, como a coleção de palmeiras, e um parque infantil. É um passeio para a família inteira.

 jardim botânico

Jardim Botânico

A entrada para adultos custa R$10,00, crianças até 5 anos não pagam e pessoas a partir de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de até 21 anos pagam meia. Para mais informações clique aqui.

Praia de Copacabana

Para falar de uma praia mais isolada como a de Grumari, eu tinha que falar da praia mais conhecida do Rio de Janeiro, não é mesmo!? Não só do Rio de Janeiro, a praia de Copacabana é uma das praias mais famosas do mundo.

Durante todo o ano acontecem eventos na areia, como competições de vôlei e futebol. Além de shows, como a famosa queima de fogos em Copacabana no réveillon. Mas fora essas datas também é possível assistir uns showzinhos ao vivo pelos quiosques do calçadão.

 praia de Copacabana

Praia de Copacabana

Se você puder, prefira ir na praia nos dias de semana, pois aos finais de semana a areia pode ficar lotada e tudo acaba ficando bem mais caro também. Aproveite para dar uma caminhada indo até a praia de Ipanema ou para conhecer o Forte de Copacabana.

Museu do Amanhã

Localizado no centro, esse é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro com um ar meio futurista. O Museu do Amanhã nos leva a pensar sobre o nosso papel na Terra, alertando sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

Ele é um museu com arquitetura sustentável. O telhado, por exemplo, é composto com grandes estruturas de aço que sustentam placas de energia solar e essas estruturas se movem de acordo com a posição do sol.

 museu do amanha

Museu do Amanhã

O museu funciona de terça à domingo. Às terças a entrada é gratuita, nos demais dias a inteira custa R$20,00, maiores de 60 não pagam e jovens até 21 anos pagam meia. Existem ainda outras gratuidades e outras meia entradas.
Você pode conferir os preços e comprar seu ingresso clicando aqui.

Para saber mais sobre as exposições clique aqui.

E aí, curtiu os pontos turísticos do Rio de Janeiro!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *