Pontos turísticos do Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais procurados pelos brasileiros que viajam pela América do Sul. E quem nunca foi, certamente tem vontade de ir um dia. Isso porque os pontos turísticos do Deserto do Atacama encantam qualquer um.

Os passeios do Deserto do Atacama envolvem paisagens belíssimas, mas é bom preparar o bolso. Todos têm que ser feitos por agência (ou em alguns casos podem ser feitos com um carro alugado) e como o Chile não é um país tão barato, essa viagem costuma ficar um pouco acima da média de uma viagem pela América do Sul.

 pontos turísticos do deserto do atacama

Pontos turísticos do Deserto do Atacama


Antes de falar sobre os passeios vou dar uma dica: tente contratar todos os passeios pela mesma agência, assim fica mais fácil ganhar um desconto. Veja também o roteiro de cada passeio, eles podem variar de agência para agência.

Os passeios costumam ser de meio dia, então é possível conciliar mais de um no mesmo dia, porém essa rotina pode ser um pouco puxada. Então, o melhor é avaliar de acordo com a sua disposição e também com o seu bolso.

Vamos ver então quais são os principais pontos turísticos do Deserto do Atacama?!

Pontos turísticos do Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas

Esse certamente é um dos passeios mais famosos do Deserto do Atacama e por isso é quase uma obrigação para qualquer viajante que passe pelo deserto. Nesse passeio você verá duas belíssimas lagunas: Miscanti e Miñiques.

 lagunas altiplânicas

Lagunas Altiplânicas


As lagunas ficam a mais de 4 mil metros de altitude e por causa do mal de altitude, que pode afetar algumas pessoas, o ideal é que esse seja um dos últimos passeios do Deserto do Atacama, fazendo uma aclimatação antes.

O passeio também inclui uma visita do Salar do Atacama e no vilarejo Toconao, esse segundo é uma vila bem simples, mas que tem muita importância para a região. Quanto ao Salar do Atacama, o deserto de sal do Atacama, tem a Laguna Chaxa, onde os flamingos roubam toda a cena.

Tour astronômico

Poucas pessoas sabem ou conhecem, mas é possível fazer um tour astronômico com a empresa Space Obs e com a empresa Alarkapin. Nesse tour é possível ver as estrelas à céu aberto e também pelos telescópios deles.

Para você ter uma noção do céu do Atacama, é lá que tem uma sede do projeto ALMA, projeto voltado para estudos astronômicos. O céu do Deserto do Atacama foi considerado como base do projeto por causa da altitude do deserto e também por causa da distância das luzes da cidade, fazendo dele um dos céus mais bonitos do mundo.

 tour astronômico atacama

Céu do Deserto do Atacama. Crédito: ESO/Y. Beletsky, via Wikimedia Commons


No tour feito pela Space Obs, você também vai aprender o básico sobre astronomia, aprendendo sobre as estrelas, constelações, planetas e outras curiosidades. Ao final do tour, você será convidado para tomar uma xícara de chocolate quente enquanto pode tirar suas dúvidas com o guia.

Geiser del Tatio

Assim como as Lagunas Altiplânicas, o Geiser del Tatio também é um dos principais pontos turísticos do Deserto do Atacama. Geiser é uma espécie de formação vulcânica e das fendas é expelida água. Os gêiseres de Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e com certeza valem uma visita.

Geiser del Tatio

Geiser del Tatio


A água que sai do Geiser del Tatio é muito quente e ao entrar em contato com o ar muito gelado, forma vapor. Então você já deve ter imaginado que esse passeio sai cedinho não é mesmo?! Então, para evitar que o sol esteja forte demais e como os gêiseres ficam a 200 km de distância, as agências costumam iniciar o passeio às 4 da manhã.

Valle de La Luna e Valle de La Muerte

O Valle de La Luna e o Valle de La Muerte são formações rochosas compostas por paredões de sal e dunas gigantescas. E assim como o passeio pelas lagunas, esse também um passeio muito concorrido por quem vai para o Deserto do Atacama.

Porém diferentemente do passeio nas lagunas, que são passeios mais planos, aqui você vai passar por cânions, cordilheiras e cavernas. O passeio costuma começar às 16 horas por dois motivos, o primeiro deles é o calor. É possível chegar à 40 °C no deserto e o clima seco e a altitude não ajudam em nada na sensação de mal-estar.

 pedra do coiote valle da luna

Pedra do Coiote no Valle de La Luna


O segundo motivo é o pôr-do-sol. O pôr-do-sol no Deserto do Atacama é incrível e você irá assistir o sol se pondo em um dos pontos mais altos do Valle de La Muerte e a imensidão do deserto deixa ele mais incrível ainda.

Salar de Tara

Considerado um dos mais bonitos pontos turísticos do Deserto do Atacama ou até mesmo o lugar mais bonito do deserto, o Salar de Tara encanta a todos que fazem um passeio por lá.

Porém, por ser longe, não são todas as agências que fazem um tour até o Salar de Tara. Além disso, muitas tentam convencer o turista a não fazer esse passeio, dizendo que não vale (uma grande mentira). Então se você quiser fazer, tem que ser firme na hora de reservar.

O Salar de Tara está a 4800 metros de altitude, por isso ele só deve ser feito depois que você estiver acostumado com a altitude. Esse e o passeio pelas Lagunas Altiplânicas devem ser os últimos passeios pelo Deserto do Atacama.

 salar de tara

Salar de Tara. Crédito: Diego Delso, via Wikimedia Commons

Esse é um passeio de um dia inteiro e não é possível ir com um carro alugado, somente com agência. Lá não existem placas de sinalização, os telefones não têm comunicação, não existem muitos carros circulando para pedir informação e com o vento as trilhas podem acabar sendo cobertas. São 100 km de asfalto e 40 km de estrada de terra até chegar no Salar de Tara.

Laguna Cejar e Laguna Tebinquinche

A Laguna Cejar é uma lagoa composta por 40% de sal, mais salgada do que o Mar Morto. E qual é o resultado de tanto sal assim?! Isso mesmo, não tem como afundar em uma lagoa dessas, mas também tem que se lembrar que tanto sal assim pode fazer os olhos arderem, então deixe a cabeça sempre fora da água.

Uma experiência dessas certamente tem que estar no seu roteiro pelo Deserto do Atacama. Mas o ideal é fazer esse passeio no verão, pois como a água é gelada, acaba sendo um passeio refrescante pelo deserto.

 laguna cejar

Laguna Cejar. Crédito: Carlos Verla, via Flickr


Perto do lago tem banheiros, vestiários e é possível tomar um banho (sem sal). Então leve suas roupas par se trocar e tomar um banho ao final do passeio, afinal o sal pode deixar as pessoas coçando depois que elas estão secas.

E aí, curtiu os pontos turísticos do Deserto do Atacama?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *